19 de novembro de 2011

Exposição - O Espírito Vivo de Will Eisner


Quando se fala em história em quadrinhos, Will Eisner (1917-2005) é um nome obrigatório. Pai do formato graphic novel, criador do célebre personagem The Spirit, inovador no uso de diferentes estruturas narrativas, assim como do sombreamento articulado em desenhos, o norte-americano é aclamado em todo o mundo como um dos mais influentes artistas do gênero. Sendo assim, se você tem um mínimo de interesse por HQ e ilustração, não deve deixar de conferir a exposição "O Espírito Vivo de Will Eisner", em cartaz no Centro Cultural São Paulo (CCSP).


Reunindo 106 desenhos originais da coleção do artista, três histórias completas (em que constam seus últimos desenhos), uma mesa com objetos pessoais, banners com reproduções de personagens, e ainda uma estátua de bronze de Spirit - feita por Eisner em parceria com o artista plástico Peter Poplasky, exposta ao público pela primeira vez -, a mostra propõe uma aproximação ao universo criativo repleto de drama, beleza e humor do quadrinista. A fim de alcançar esse objetivo, diversas citações dos escritos de Eisner - que curiosamente tinha uma paixão confessa pelo Brasil - conduzem o visitante por toda a exposição.

As graphic novels e o personagem The Spirit são os dois principais momentos da produção artística de Will Eisner focados pela exposição. Originais em nanquim de obras-primas como "Contrato com Deus" e "Avenida Dropsie", dividem espaço com rascunhos, capas e edições especiais de histórias do seu maior personagem. Para além da carreira como quadrinista, Will Eisner também dedicou-se ao ensino de técnicas de quadrinhos em Nova York, escrevendo obras fundamentais do gênero


Quem assina a curadoria d"O Espírito Vivo de Will Eisner" é Marisa Furtado, responsável também pela criação - à mão - do "Cemitério de Willwood", cenário que abriga a estátua inédita e uma pintura de grande porte do herói Spirit - em tinta acrílica sobre papel de pão, realizada especialmente para que Ann Eisner, esposa do artista, fizesse um artigo de tapeçaria com a imagem do personagem - os maiores destaques da mostra. "The Spirit", o filme de Frank Miller que levou o detetive mascarado para as telonas, também integra a mostra e tem exibição ininterrupta para o público visitante.



"O Espírito Vivo de Will Eisner" fica em cartaz no Centro Cultural São Paulo até o dia 12 de dezembro, e tem entrada GRATUITA.



Nenhum comentário :

Postar um comentário