18 de outubro de 2011

Charles Chaplin e Miles Davis em São Paulo

Nesta sexta-feira, 21, dois gênios das artes no século XX chegam simultaneamente a São Paulo em exposições de grande porte, inéditas e GRATUITAS.


O Instituto Tomie Ohtake recebe a exposição “Chaplin e a Sua Imagem”, com mais de 200 documentos, imagens e vídeos que mergulham no universo criativo do ator, dançarino, diretor, produtor e roteirista Charles Spencer Chaplin; responsável pelas maiores obras-primas do cinema mudo estadunidense. A mostra que chega a São Paulo, já passou pela Europa, México e Estados Unidos e tem curadoria do francês Sam Stourdzé, que garimpou material raro diretamente da família de Chaplin. “Chaplin e a Sua Imagem”, além de apresentar um panorama da vida do britânico, também oferece ao público o resgate da passagem do cinema mudo para o falado, em que se destaca a situação política do período, que vai da Primeira Guerra à ascensão do nazismo.

“Queremos Miles!” entra em cartaz no Sesc Pinheiros, prestigiando um dos nomes mais criativos do jazz. Concebida pelo instituto musical Cité de la Musique, em Paris, e organizada com a ajuda da família e dos gestores da obra do músico, a exposição multimídia traça a trajetória do trompetista Miles Davis. Com mais de 450 objetos reunidos como instrumentos utilizados pelo músico, partituras de discos, fotografias e filmes, a mostra conta também com pequenas cabines de audição em que o público pode ouvir os discos das diferentes fases de artista, em alta definição. O trompetista começou a carreira aos 18 anos - tocando ao lado de mestres como Charlie Parker, Herbie Hancock, Charlie Parker, John Coltrane e Wayne Shorter -, e transitou por diferentes vertentes do gênero, redefinindo conceitos de ritmo, harmonia, sonoridade e interação na música.

Nenhum comentário :

Postar um comentário