10 de setembro de 2011

Coisa de Fã - Backstreet Boys

Backstreet Boys em sua formação original. Estão no livro dos recordes como a mais bem sucedida boy band ainda em atividade. Foto: Reprodução
Como todo escrevinhador que se preze nesta tal era da informação, já tive mais de um blog. Na onda de achar que tinha inspiração para isso e aquilo, já escrevi algumas histórias no Vogal & Consoante, citado aqui uma vez e colaborei no Volume Alto. Este segundo nasceu cheio de ideias, uma parceria entre Carlota Braga (@serendipiando), Augusto Garcia (@gutogarcia) e eu, projeto de novos amigos de faculdade, que pretendia falar de música e fazer farra. Mas o tempo passou e ele foi entregue ao ostracismo como o primeiro.

Desde o começo deste ano me convenci a seguir somente com o PCdeBolso, decidi então trazer pra cá algumas ideias que ficaram lá no Volume Alto, alguns posts inclusive. Começo com o Coisa de Fã - Backstreet Boys, um post longo, o segundo da série "Coisa de Fã" que tive a ideia de fazer, entrevistando colecionadores de música em seus mais diversos formatos. No ano passado entrevistei o Elton Queiroz (@eeeltonnn), então colega de trabalho. Ele é um aficionado por música pop e faz coleções de dezenas de artistas. Mas na ocasião nos concentramos em falar apenas dos Backstreet Boys, protagonistas de uma das suas maiores coleções. O post ainda é recorde de visitas no finado Volume Alto. Espero conseguir desenvolver melhor a ideia de entrevistar colecionadores de música, agora por aqui. Boa leitura!
Edição especial do programa Sabadão Sertanejo rendeu coleção numerosa que é renovada frequentemente
Foto: Elton Queiroz
Em 1998 o programa Sabadão Sertanejo, comandado pelo apresentador Gugu Liberato, vivia seu auge no SBT.  No palco já não se apresentavam somente duplas sertanejas, como nos primeiros anos da atração, mas também nomes populares da música nacional e internacional. O clima festivo era promovido por uma platéia feminina quase sempre aos gritos, orquestrada por Liminha, o animador que ficava no meio do auditório caracterizado com a insubstituível combinação: boné, bermuda e óculos escuros. Os canhões de luzes multicoloridas e a fumaça de palco, escondiam e destacavam a presença das dançarinas que, com vestidos brancos, imitando o de Marilyn Monroe, dançavam cercadas por bambolês eletrônicos. Mas as noites de sábado do canal de Silvio Santos não eram somente histeria musical. A cada transição de bloco, o programa era pontuado por momentos de reflexão espiritual, com citações do médium Chico Xavier.

No mesmo ano, neste cenário inusitado, os Backstreet Boys, hoje presentes no Guinness Book como a mais bem sucedida boy band ainda em atividade - com cerca de 180 milhões de discos vendidos em todo o mundo - receberam uma edição exclusiva do programa. Criado em 1993, com inspiração em outro fenômeno vocal masculino, o New Kids on the Block, o grupo Backstreet Boys já contava com uma porção de hits dance/pop nas paradas e assim como o Sabadão, estava no topo.
CDs e CD-singles da coleção que soma mais de uma centena de itens
Foto : Elton Queiroz
Em São Bernardo do Campo, a prima de Elton Queiroz, um adolescente de 17 anos na época, gravou o programa em uma fita VHS. Dias depois assistiram juntos e se empolgaram com a edição especial do programa. E o que poderia ter sido apenas um par de horas de entretenimento, agradou Elton de forma especial, passou a acompanhar assiduamente a carreira dos rapazes da Flórida. 

Pode-se tentar resumir esses doze anos de admiração em uma coleção com o total de 110 itens (CDs, CD-singles, Shape-CDs, EP’s e DVDs.) Porém esse número, restrito apenas a áudios e vídeos sobre o grupo, pode ficar bem maior se forem contabilizados outros itens que Elton têm guardado. Ele não sabe os números exatamente, mas “não seria exagero chutar” que sua coleção contenha cerca de uns 400 pôsteres, 200 revistas exclusivas, 2 fichários lotados de pôsteres avulsos, 5 livros, 3 pastas de recortes e 40 mini-revistas adquiridos ou juntados nos primeiros anos após conferir a edição especial do Sabadão Sertanejo.

Engana-se quem pensa que sua coleção fique parada em prateleiras ou estantes. Elton gosta do contato frequente com o formato CD. "Sou ouvinte de discos completos e daqueles que ainda levam seu bom e velho discman na bolsa. Faço sempre uma seleção de álbuns da semana. Há sempre um disco dos Backstreet Boys”. A preferência pela mídia física não quer dizer também que ele não esteja atento ao formato digital e à possibilidade de fazer downloads, conferir áudios vazados antes de lançamentos ou mesmo comprar versões "não-oficiais" dos álbuns.

Na era do download digital, Elton justifica sua escolha pelo formato CD de uma maneira que lembra o discurso dos amantes do vinil. Para ele "o ritual da aquisição, o prazer da conquista, o cheiro de encarte novo, as fotos, letras e arte de um disco, além da leveza na consciência e respeito à arte" são questões que se relacionam na hora de consumir música. "já tentou compôr uma música e escrever uma letra? That ain’t easy, sobrepõem-se à economia de dinheiro com uma mídia instável e desrespeitosa.”

Ele pode gabar-se do “prazer da conquista” quando fala do item mais caro da sua coleção, ou que pelo menos o que deveria ter sido. Como frequentador de lojas de CDs do centro de São Paulo, Elton estava de olho em uma coleção importada à venda em uma importadora no bairro da Mooca composta de 11 singles, com camiseta e certificado original da Alemanha. Numa visita àa procura de novidades ficou sabendo que a loja estava encerrando suas operações e desfazendo-se do estoque por preços bem acessíveis. Não pensou duas vezes para arrematar a coleção. "Me custou R$110,00, proporcionalmente um dos mais baratos que já comprei."
Coleção de CDs chega a atingir a marca de10 versões importadas do mesmo álbum
Foto: Elton Queiroz
As novas aquisições, o DVD Chapter One de 2001, o CD solo de A.J. McLean: Have It All, o CD Unbreakable Deluxe Edition de 2007, importados da Alemanha, Malásia e Japão respectivamente, chegam em um mês. Como um consumidor assíduo de CDs e DVDs, a sua maior dificuldade está relacionada a indisponibilidade de títulos no mercado nacional. “Você como fã tem de recorrer a sites gringos ou contatos com pessoas de boa vontade para o ajudar a conseguir  determinadas raridades. Sem contar a necessidade de um cartão de crédito internacional para as transações e de vez em quando comprar às escuras, em lojas virtuais que dão poucas informações sobre o produto, em que você corre o risco de receber, meses depois, algo que já tem ou que não era exatamente o que você procurava.” Elton nunca sofreu com surpresas desagradáveis em suas compras, mas acredita que elas  desestimulam fãs a aumentarem, ou mesmo iniciarem coleções.
Coleção de Shape-CDs, discos para fins de marketing personalizados com o rostos dos integrantes
Foto: Elton Queiroz
Questionado sobre o custo para manter essa sua admiração pelo trabalho do grupo, ele explica que não sai comprando por aí, sem critério. Suas compras envolvem sempre pesquisa, procura insistente, comparações e garimpagem para obtenção de produtos interessantes com bom custo-benefício. Além dessa consciência na hora de aumentar sua coleção, Elton deixa claro que um colecionador não pode querer ter de imediato tudo o que é lançado. "Senão você fica na neura e continuará sem atingir esse objetivo”. Ele já planeja adquirir nas próximas semanas o DVD This Is Us Tour, lançado exclusivamente no Japão em 2 versões: DVD duplo e DVD triplo. Tudo isso por uma pequena bagatela. “R$300,00. É, eu sofro!”

Falar  de predileções com Elton é um pouco difícil, mas percebe-se aí o seu conhecimento milimétrico sobre as músicas, versões e o trabalho dos Backstreet Boys. As inúmeras aquisições variam de posição na sua lista de preferidos. Atualmente o álbum que mais gosta, por exemplo, já foi um dos que mais detestou. “Desde 2007 gamei em quase tudo do disco Never Gone de 2005, o último com a participação do Kevin que deixou o grupo um ano depois. Deste disco só não gosto mesmo, mas também ouço porque sou ouvinte de discos completos, da música 'Siberia'.”

Elton ao lado de Morten Harket, vocalista do A-Ha
Quando questionado sobre uma música preferida, com dificuldade ele opta pela faixa "Trouble Is". "Uma música do disco Unbreakable, primeiro álbum já com a formação atual (sem o Kevin), lançado em novembro de 2007, uma regravação com sucesso menos estrondoso, originalmente interpretada pelo cantor americano Don Mescall". Elton porém deixa claro que sua escolha não busca “fugir dos clichês 'I Want It That Way', 'All I Have To Give', 'Show Me The Meaning Of Being Lonely'” música bem conhecidas, das quais também gosta bastante. A questão é que retornou “ao lance de sentir a música”. Acredita que o “que há de melhor nos álbuns da maioria dos artistas, quase nunca é lançado como música de trabalho.”
CDs e DVDs tomam espaço em pilhas dentro de armários e gavetas
Foto - Elton Queiroz
E se você leu até aqui e pensou que Elton ouve apenas Backstreet Boys diariamente, está enganado. Ele ouve muitos outros cantores e bandas, como ele mesmo diz, do “melhor estilo pop Elton de ser e ouvir”. Tem fixo para si um TOP 9, composto pelos “Backstreet Boys, Sugababes, Hanson, Madonna, Darren Hayes, Shayne Ward, Westlife, The Saturdays e Blue”, dos quais também coleciona CDs e DVDs, mas aí já é outra história, para outro post da seção Coisa de Fã.


4 comentários :

  1. Faltou falar que era (é) colaborador do Pop ´n´Cult. Falha de caráter imperdoável...hahaha

    ResponderExcluir
  2. Mano, eu cheguei a escrever para o Pop'n'Cult? Enrolar eu enrolei bastante, isso eu sei, rs. Tem que ver isso aí! Abs

    ResponderExcluir
  3. O sr. inaugurou a bagaça! http://www.popncult.com.br/2009/09/comecemos-por-hollywood.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Me ajudem!! estou procurando um clipe que eles estão caracterizado quase igual ao Charlie Chaplin.... Por favor quem souber publica aqui que eu vou estar sempre de olho valeuuuuuu

    ResponderExcluir