13 de julho de 2011

6º Festlatino - Dia #1 - Troca de casais em Cuba

 Cena de Afinidades, filme dos cubanos Vladimir Cruz e Jorge Perugorría, também protagonistas 
Imagem: Divulgação
AFINIDADES 
Cuba / Espanha - 2010

MOSTRA CONTEMPORÂNEOS

Consegui conferir apenas um filme no primeiro dia do 6° Festilatino no Memorial da América Latina, sede do evento. Afinidades, primeiro longa codirigido e estrelado pelos cubanos Jorge Perugorría e Vladimir Cruz foi lançado em 2010 e no festival compõe a mostra de produções recentes, até então inéditas no Brasil. Foi a última sessão do dia com mais da metade dos lugares preenchidos, ou seja, cerca 400 pessoas conheceram a história pra lá de quente contada pelos cubanos.

Em Afinidades dois casais partem para um fim de semana em uma pousada de visual paradisíaco, cercada de água cristalina. Para Nestor (Jorge Perugorría) e Bruno (Vladimir Cruz), chefe e subordinado respectivamente, o propósito daqueles dias juntos está bem claro: uma troca de casais para garantir o emprego de Bruno, um físico um tanto prolixo que não corresponde mais com as necessidades do cargo que ocupa na empresa gerenciada por Nestor. Cristina (Cuca Escribano), a esposa de Nestor é libidinosa, atende aos desejos do marido sem grandes pudores e se envolve intimamente com Bruno logo de cara, nos diferentes ambientes da pousada. A única pessoa que parece não entender muito bem o propósito do tal “fim de semana” é Magda (Gabriela Griffith), esposa de Bruno, jovem e aparentemente frágil, que resiste até onde pode ao combinado do marido com seu chefe. 

Com bela fotografia - as cenas durante o dia tem sempre uma luz que parece expandir a tela - o filme apresenta uma intrincada relação entre os personagens, que no decorrer da trama vivenciam conflitos morais e éticos, imersos em experiências sexuais das mais variadas. Se em alguns momentos os diretores pesam a mão, obrigando o expectador a acompanhar os pormenores das relações intimas, por outro lado conseguem articular bem o conflito de poder onipresente no “fim de semana”. Cabem na trama até questionamentos, digamos, filosóficos, que são alguns dos pontos altos do longa, quando cada personagem aponta para si, em seu inconsciente, suas fragilidades. Até que o “fim de semana” acabe todos eles já declararam para o expectador o que estará escrito em sua lápide, o motivo de sua morte. 

Equilibrando o clima denso das relações propostas, o filme conta com uma participação mais que especial da cantora cubana Omara Portuondo. (dá pra conferir um pequeno trecho no trailer abaixo). Afinidades é uma obra que discute prazer, fetiche, amor, submissão, poder e ganância de forma instigante, sem lançar um olhar pré-concebido e dentro de um roteiro inusitado,  baseado no romance As Afinidades, de Reinaldo Montero, mas nem por isso menos provável no atual cenário diverso de relações pessoais que vivemos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário