11 de julho de 2011

6º Festlatino - Abertura


Esse Nosso Mulatão (Os Brasileiros), o recente documentário do diretor Philippe Barcinski (Não Por Acaso), abriu nesta segunda, 11, para convidados, o 6º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Buscando uma definição do povo brasileiro, através da expressão corporal, o documentário traz os depoimentos de Carlinhos de Jesus, Antonio Nóbrega, Ângelo Madureira e Ana Carolina Vieira, quatro brasileiros que possuem íntima relação com a dança. No decorrer do longa, eles analisam suas trajetórias pessoais e também as origens de alguns ritmos nacionais, como o samba, o frevo e o maracatu. O filme, que é o mais novo integrante da série de 12 documentários, intitulada "Latino-Americanos", produzidos pela TAL (Televisión América Latina), traz em seu contexto geral uma reflexão sobre a importância da cultura popular na história e na vivência dos brasileiros. Se não consegue definir o que é ser brasileiro a partir de um único raciocínio, o filme lança olhos críticos à diversas questões que ainda nos limitam culturalmente em relação a outras nações, como a “folclorização” das nossas manifestações populares, apontada por Antonio Nóbrega como certa tendência de parte dos brasileiros, que insistem em vê-las e difundi-las de maneira desvinculada da realidade de quem as pratica. 

A cerimônia de abertura foi conduzida pela jornalista Mona Dorf, que apresentou de forma sucinta a programação do 6º Festlatino, que neste ano homenageia o escritor Gabriel García Márquez e o cineasta Orlando Senna. E traz como novidade também a Mostra Soy Loca Por Ti, América, com títulos de temática LGBT. O discurso sobre o 6º Festlatino foi estendido pelo presidente do Memorial da América Latina, Dr. Fernando Lessa, que ressaltou sua importância no calendário cultural paulistano, pela primeira vez contando com o aporte de grandes empresas, no caso Petrobrás e Banco do Brasil. Apontou que o festival “afina o foco para um novo cinema que está se firmando”. Novo cinema, porque nos últimos anos tem trazido à margem novos talentos, novas temáticas, linguagens e dramaturgias, chamando a atenção de grandes produtores do mundo todo.

O assessor do governador de São Paulo, Luis Celso Vieira Sobral,  representou Geraldo Alckmin na abertura do Festival e trouxe boas notícias. Para o próximo ano estão previstos investimentos na área de cinema, cerca de 34 milhões de reais do governo estadual, através da Lei de Audiovisual e da Finalização de roteiros, um novo edital ainda não concluído, que visa proporcionar melhores condições o desenvolvimento de novos projetos cinematográficos. 

Sessão finalizada, aplausos e deu-se início às expectativas para a programação que será exibida em oito salas de cinema de São Paulo. Em um feliz desfecho do seu discurso, o presidente do Memorial da América Latina disse: “Essa semana em São Paulo estamos respirando cinema latino-americano”. Não sei se todos em São Paulo, mas o PCdeBolso com certeza está nesse pique! 

Nenhum comentário :

Postar um comentário