18 de abril de 2011

Eggbert - Um ovinho safado e exibicionista


A fotógrafa paulistana Vanessa Dualib passou recentemente pelo Programa do Jô, para divulgar seu livro Brincando com a comida. Com criatividade e talento ela transforma diversos alimentos em personagens cheios de beleza. Além do livro - repleto de rabanetes, azeitonas, alfaces e batatas - ela desenvolve outros projetos de fotografia e fotomontagens. Uma das estrelas de seus projetos paralelos é Eggbert, um “ovinho safado e exibicionista” que chamou a atenção do PCdeBolso. Numa brevíssima entrevista a fotógrafa contou mais sobre o personagem e os segredos de suas estripulias registradas em imagens.

Como surgiu a ideia para a criação do Eggbert? A ideia surgiu meio que do nada... Às vezes eu via essas fotinhos com ovinhos antropomórficos perdidos na net, sabe? Geralmente com ele sendo 'explodido' ou algo do gênero e pensei: "Pô, essa ideia não está sendo explorada corretamente... isso dá pra ser feito de uma maneira muito mais bem humorada e divertida...". E foi assim que o Eggbert nasceu, um ovinho safado que desafia diariamente as leis da gastronomia e não poupa esforços para se manter intacto dentro da geladeira.

E como é o processo de montagem? As montagens rolam na base do improviso geralmente. Eu tenho uma ideia e vou, passo a passo, tentando viabilizá-la da melhor forma possível. Uso arame, durex, palitinhos de churrasco, arranco chapéu de chaveiros, saleiros, uso forma de brigadeiro. Minha verba pra os 'adereços' é extremamente limitada então no que me falta de grana eu tenho que dar um jeito de tentar compensar em criatividade.

Existem planos de o personagem virar animação ou um livro? Já faz algum tempo que eu tinha em mente fazer um stop motion contando alguma pequena aventura dele, mas não ando conseguindo arrumar muito tempo para isso. Mas a ideia existe sim. Animação, quadrinhos... Acho que dá pra explorar essas possibilidades, claro. Gosto desse tipo de desafio criativo. A cada foto do Eggbert eu me perguntava: "E aí? Será que dá pra fazer mais coisa?", e até hoje ainda consigo fazer... E o mais importante de tudo, me divertindo muito no processo. E sim, um livro só com as aventuras do Eggbert está nos meus planos. Já tenho bastante material que não está no livro e continuo produzindo. Então, porque não considerar a hipótese, né?

Na galeria abaixo você confere algumas das peripécias do Eggbert. E no Flickr da fotógrafa tem muito mais.





Nenhum comentário :

Postar um comentário