12 de abril de 2011

Dancinha freak é o que há!

Thom Yorke desenvolto no clipe de "Lotus Flower"

Foi no dia 16 de fevereiro deste ano que Thom Yorke, vocalista do Radiohead, inaugurou uma nova escola de clipes musicais que pode ser classificada com termos que vão desde expressiva e moderna à vergonhosa e sem-noção, dependendo do seu ponto de vista. Quando apareceu cheio de requebrados e maneirismos no clipe em preto e branco da música "Lotus Flower", primeiro single do mais recente CD da banda, Yorke surpreendeu até os mais ardosos fãs. No Brasil, diversas paródias pipocaram na web, com a substituição do som da banda por hits do É o Tchan e do famoso tema da Globeleza, para citar dois exemplos - verdadeiras pérolas trash. Depois da curtição com as versões do vídeo, dos inúmeros comentários nas rodas de amigos e do termo "dancinha freak" espalhado rapidamente, descobriu-se que os cinco minutos do clipe não tinham um Thom Yorke totalmente espontâneo. Tudo ali tinha sido milimetricamente ensaiado. A "dancinha" era obra do coreógrafo britânico de dança contemporânea Wayne McGregor, reponsável por vários trabalhos para grupos de ballet de Milão, Paris, São Francisco e Nova York.

No prazo de um mês foi lançado o clipe de "Überlin", primeira música de trabalho do mais recente CD do R.E.M., "Colapse Now". E a escola de Thom Yorke se estabelecia. No clipe, o ator Aaron Johnson (protagonista do divertido Kick-Ass), aparece sem pudores pelas ruas de Londres, fazendo um freestyle entusiasmado, por quase seis minutos. Diferente de Yorke, a excêntrica levada de Johnson deixou dúvida se era espontânea no ato da gravação, ou se havia sido ensaiada à exaustão, com marcação dos passos, preocupação com a respiração e tudo o mais. Paródias surgiram, mas também não se sabe se eram necessárias.


Eis que no dia último dia 06 de abril é divulgado outro trabalho influenciado pela escola de Thom Yorke: um vídeo feito para "Alive", faixa do CD "Homework" de 1997, do duo francês de música eletrônica Daft Punk. O ator Emile Hirsch (do ótimo Na Natureza Selvagem) é quem estreia na direção de uma esquisita história atual de competitividade entre um magrelo x bombado, com tensão que culmina num duelo pavorosamente dançante, que deve ter deixado o vocalista do Radiohead orgulhoso.


Não se pode negar que em 2011 a "dancinha freak" - seja de frente pra câmera, andando ao seu lado, ou em dupla ao seu redor - já é uma nova escola em clipes musicais com representantes de peso. Thom Yorke, o gênio visionário. Agora é aguardar qual a próxima grande banda vai se render aos seus rebolativos ensinamentos, sob as orientações do coreógrafo Wayne McGregor, claro.


3 comentários :

  1. Você está escrevendo cada vez melhor, cara!

    Não digo apenas por este post, mas o digo aqui simplesmente por ter sido o último que li.

    Enfim, visitarei mais vezes o seu recinto.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Cara, esse post caberia bem no Pop ´n´Cult....Aliás, farei um parecido...ahahaha....Valeu, pauteiro..aahahaa

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Se é ensaiado ou free style eu não sei.
    Só sei que talvez eu tenha nascido pra isso rs

    ResponderExcluir