20 de março de 2013

Ler por diversão


O amigo Anderson Silva me emprestou "Frenesi Polissilábico", do Nick Hornby. O livro é uma reunião de artigos que o escritor britânico escreveu para a revista americana The Believer, entre 2003 e 2006. Hornby é autor vários romances, entre eles "Alta Fidelidade", "Um Grande Garoto" e "Educação". Gosto bastante desses três citados e sou fã das respectivas adaptações para o cinema. 

"Frenesi" estava numa lista de leitura futura que agora foi alterada. Melhor do que críticas de livros, os textos da edição discutem o ato da leitura. Já nas páginas de introdução, o autor faz alguns provocativos apontamentos com os quais concordo plenamente. Compartilho aqui dois trechos.

"Se quisermos que a leitura sobreviva como forma de lazer - e há estatísticas que mostram que não há como garantir isso -, temos então de promover as alegrias da leitura e não os benefícios (dúbios). Eu jamais tentaria dissuadir alguém de ler um livro. Mas, por favor, se você estiver lendo um livro simplesmente sacal, coloque-o de lado e vá ler outra coisa, da mesma forma com que pagaria o controle remoto caso não estivesse gostando de um programa na TV. Se não conseguir curtir um romance altamente recomendado e aclamado, não fique achando que você é um tapado - pode ser que você ache Stephen Hawking mais interessante, Dickens, Stephen King, seja lá quem for. Não importa. Só sei que quando a leitura está enchendo o saco, pouco conseguimos extrair dela. O livro cai no esquecimento, não aprendemos nada com ele, e, mais tarde a pessoa acaba preferindo assistir ao Big Brother."

"E por favor, pelo amor de Deus, parem de fazer pouco caso daqueles que estão lendo e curtindo um livro - O Código da Vinci, por exemplo. Para início de conversa, ninguém sabe que tipo de esforço isso representa para o leitor. Pode ser o primeiro romance adulto que a pessoa esteja lendo na íntegra, pode ser o livro que finalmente revele o propósito e a alegria de ler para alguém que até então estava confuso pela atração que os livros exercem sobre os outros. E, de qualquer forma, ler por diversão é o que todos nós deveríamos fazer."

Parece que vou me divertir com essa leitura.

* A ilustração de Nick Hornby acima foi feita pelo cartunista Charles Burns para a edição inglesa do livro.


Nenhum comentário :

Postar um comentário