11 de janeiro de 2013

Alexandra Patsavas: a mulher por trás das músicas de The O.C., Grey’s Anatomy, Gossip Girl, Mad Men e mais


Alexandra Patsavas é responsável pela trilha sonora de um porção de séries de sucesso, como The O.C., Grey’s Anatomy, Gossip Girl, Mad Men, além dos filmes da saga Twilight e do recente As Vantagens de Ser Invisível. Supervisora musical ("isso é que é emprego", nas palavras de uma amiga) e dona de um selo com meia dúzia de novos artistas, ela falou sobre sua relação com a música em uma entrevista à revista Vice. Escolhi dois trechos que seguem abaixo.

(...) você já se deu conta de que sua supervisão pra tantos programas e filmes é muito importante para a cultura pop do presente. Isso deve ser incrível, né? Tenho muita sorte. Tenho sorte de trabalhar com tanta gente criativa e de carregar o ponto de vista musical dessas pessoas, e isso é algo que fica um pouco esquecido. É uma coisa que já disse antes, que somos parte de um time criativo trabalhando para nossos diretores e/ou produtores executivos, carregando um som que é a marca da visão deles. Se você gosta de atribuições como a minha, é muito interessante ser capaz de tentar trazer isso à vida. Então sim, tenho muita sorte.

Como você navega através das pilhas de CDs ou de mp3 para saber o que escolher para cada programa? Você tem um método, ou certo gênero que vem com cada programa? E voltamos ao que eu tinha falado antes. Acho que isso tem a ver com realmente ouvir essas pessoas e ouvir a música atentamente. Primeiramente, antes mesmo de chegarmos até as letras, é preciso ouvir como a música soa. Como ela faz o público se sentir. Todas essas músicas são emparelhadas com imagens — elas nunca são ouvidas por si mesmas até que haja uma trilha sonora. Então a primeira vez que o público experimenta essas músicas é quando esse diálogo incrível está sendo dito, com lindos visuais para assistir e com a história acontecendo, e acho que estamos ajudando a contar a história. É isso que eu procuro.

O bate-papo completo você pode acompanhar lá no site da Vice.


Nenhum comentário :

Postar um comentário