14 de julho de 2012

Filmes imperdíveis do 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo


Começou ontem a sétima edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Como em anos anteriores, a extensa programação gratuita teve divulgação acanhada. Não foi capa de nenhum dos cadernos de cultura da cidade e mais uma vez vai ficar um tanto restrita aos cinéfilos fervorosos. Uma pena, pois o festival traz muita coisa interessante e inédita, títulos aplaudidos em grandes festivais internacionais e que dificilmente poderão ser vistos novamente por aqui nas telonas. 

Ano passado arrisquei uma "cobertura", que não foi muito longe. Dessa vez, separo aqui 6 filmes imperdíveis que serão exibidos. As indicações são baseadas em críticas, históricos dos diretores/produtores e na vontade de ver mais pessoas legais nas salas do festival, além da grande porcentagem ranzinza, pseudo-intelectual, com o rei na barriga.

Bonsai (2012) - (Filme do chileno Cristián Jiménez, baseado no elogiado romance de estreia do escritor Alejandro Zambra. O livro, inclusive, foi o mais vendido durante a FLIP 2012.)

Juan dos Mortos (2011) - 
(Sátira de zumbis ao regime de Fidel Castro, o filme de Alejandro Brugués é a primeira produção independente de Cuba, com recursos vindos da Espanha e não do Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográfica.)

Por Que o McDonalds Faliu (Filme do documentarista Fernando Martínez revela as razões pelas quais a rede de fast food McDonalds abriu falência na Bolívia em 2002.)

Um Mundo Secreto (2011) - 
(Primeiro longa do mexicano Gabriel Mariño, o elogiado road movie traz belas imagens dos desertos de Sinaloa e de La Paz.)

3 (2012) - (Filme do uruguaio Pablo Stoll Ward que, junto com Juan Pablo Rebella, escreveu e dirigiu "25 Watts" e "Whisky", lançados em mais de 25 países, contabilizando dezenas de prêmios internacionais.) 

Trem Paraguai - (Documentário de Mauricio Rial Banti reúne  de forma poética histórias contadas por ex-ferroviários, vendedoras, crianças e passageiros, que relatam os tempos áureos de uma estação central de ferrovia.)



SERVIÇO
7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo 
De 12 a 19 de julho de 2012 
Memorial da América Latina 
Cinesesc 
Cinemateca Brasileira 
Cinusp 
Entrada franca 
Programação no site oficial

Nenhum comentário :

Postar um comentário