19 de fevereiro de 2012

ANEDOTAS CARNAVALESCAS | Oxi, carnaval tem que ser arretado!*

Manu kahlo / Fotomontagem: Larissa Garcia

Vinte dias antes do carnaval, Manuela Joana arrancava os cabelos ao lembrar que ainda não tinha fantasia para este ano. Estava pensando seriamente em ir de bombom Sonho de Valsa. Porém, depois de refletir notou que a ideia era muito conceitual. E, francamente, fantasia que exige explicação não é fantasia. 

Na última semana, finalmente decidiu os trajes para “sapucar” como a J. Lo no Rio de Janeiro. As fantasias decididas para os dias de follia foram: a tradicional colombina, Liza Minelli em Cabaret e a artista plástica mexicana Frida Kahlo . 

A pernambucana pulou seu primeiro carnaval aos três anos. Antes de frequentar os costumeiros "bailinhos da pré-escola". “Fui de Carmem Miranda! Lembro que eu amava os colares e pulseiras da fantasia. Depois dessa, fui de palhacinha, baiana e havaiana. Sempre trajes leves por causa do calor de Olinda”. Mas até hoje sua preferida é a da emblemática Maria Bonita. 

“Eu tenho belas lembranças dos carnavais da minha infância. Tento reproduzir muito desse clima hoje. Por não estar no foco da folia, porque moro em São Paulo, gosto de estar perto dos lugares onde há o carnaval de rua, como o Rio de Janeiro, porque todos se fantasiam e a folia é mais simples, todos se soltam”, afirma.

De acordo com ela, no carnaval pernambucano nada é perdoado, toda situação vira graça. Em férias na sua terra natal, relata que  já viu pessoas com a fantasia de “falsa grávida de Taubaté” e, também, homens e mulheres com calcinhas abertas na cabeça em homenagem ao cantor Wando. “Esse clima só existe aqui. É muito leve e ao mesmo tempo existe uma forte tradição, com os blocos de rua e maracatus centenários.”

O carnaval pernambucano é um dos mais conhecidos do mundo. Nesta época é comum o desfile dos tradicionais bonecos de Olinda. “Tinha pavor dos bonecos. Eu chorava muito sempre que via aqueles gigantes descendo as ladeiras. Me escondia atrás do meu pai, e se estava perto de casa chorava até alguém me levar para dentro. Até hoje não gosto muito de ver”. 

Se ao contrário de Manuela, você curte os “seres fictícios de estatura monstruosa”, na revista ffw MAG!, deste bimestre (capa reproduzida abaixo), há um ensaio fotográfico com os famosos bonecos em trajes assinados por estilistas e marcas como Caftan Neon e Amapô. Além de xilogravuras que rendem bons quadros para decorar a casa.


Para mais informações sobre folia olindense, acesse: olinda.pe.gov.br 

_____________________________________________________________*Larissa Garcia (@larissagds) é jornalista, amante de um bom cafezinho, Tropicália,  artes visuais e blockbusters dos anos 80.

Nenhum comentário :

Postar um comentário