2 de novembro de 2011

#01 Passagem de Som - Hamilton de Holanda

Cerca de 40 pessoas compartilham links, vídeos e impressões sobre música no "Passagem de Som", um grupo fechado no Facebook que funciona há três meses. Logo no início da formação da "comunidade" fui convidado pela Tamiris Ferreira, uma das agregadoras, para participar com minhas sugestões. Fiquei empolgado com a ideia, ensaiei várias postagens, mas não participei com uma sugestão sequer até hoje. A questão é que, desde que fui convidado, passei a usufruir do conteúdo gerado pelo grupo. Não passei um só dia sem conhecer bandas e artistas novos, coisas legais e chatas, que surgem regularmente na comunidade, novidades que nem funçando em um zilhão de blogs e sites eu tomaria conhecimento sozinho. 

Das postagens espontâneas da galera do "Passagem de Som" geralmente surgem conversas interessantes, com diferentes opiniões sobre música em geral.  Sendo mais abusado, além de usufruir do grupo e colaborando nulamente, pedi à Tamiris a permissão de compartilhar aqui no blog os bate-papos que acontecem por lá. Gentilmente ela aceitou e a partir desta semana, toda quinta-feira, haverá uma interação selecionada por ela postada aqui no blog. Deixo aqui meu muito obrigado à Tamiris e à toda a galera do "Passagem de Som" que aceitou também compartilhar aqui no PCdeBolso a troca de ideias do grupo. 


Logo abaixo, a primeira colaboração:


Fernando Miranda
O músico, que inova ao tocar um bandolim de 10 cordas, pode ser considerado a nova cara da música instrumental brasileira. Influenciado pela música popular (mestres do choro, samba e bossa nova) e música erudita (jazz e música clássica), Hamilton de Holanda consolida o seu trabalho com uma música que transcende classificações. “Sinceramente, eu não sei e nem pretendo rotular o meu trabalho. Acho importante esse elo entre o passado e futuro. Costumo dizer que o moderno é tradição. E, convenhamos, a tradição é moderna (risos)”.

Fernando Miranda 

Fernando Miranda 
Já ouvi este álbum três vezes hoje. Nunca canso.

Thiago Nascimento 
Sou fãnzaço do Hamiltão! Já vi show dele solo e uma participação no show do João Bosco. Coisa mais que fina. E to gostando de ver que está se aprofundando ainda mais e postando coisas da nossa música!

Tamiris Ferreira 
Ótima postagem, Fê!

Thiago Nascimento 
Alguem já postou Yamandú Costa por aqui? O gordinho frita muito, mas não é só técnica, tem sentimento. Vou procurar um som dele com sua mulher. Posto em breve.

Fernando Miranda 
Sim galera, quero mergulhar fundo no Jazz, no Blues e na Música Brasileira tradicional e contemporânea. Vou aposentar o Rock por uns tempos. Odeio me sentir estacado. Quero outros horizontes.

Thiago Nascimento 
Ótima iniciativa, mas não precisa abandonar uma coisa pra se aprofundar em outra. O gostoso é isso, ouvir uma banda de Death, depois um jazz, depois uma MPB, um erudito, e por aí vai rs.

Tamiris Ferreira 
Thi posta aquele trampo épico do Yamandu com o Dominguinho! Me arrepia esse encontro!

Thiago Nascimento 
Adivinha o que estou ouvindo agorinha, Tami? Aquele encontro é lindo demais!

Tamiris Ferreira 
E compartilho a sua idéia de que é tão saudável se abrir pra novidades como é saudável voltar vez ou outra pros clássicos, afinal se o contemporâneo existe é por que o antigo deu vazão a isso!

Tamiris Ferreira 
Jura que está ouvindo agora! s2 Gosto MUITO, Thi!

Thiago Nascimento 
Estou sim. Assim que citei o Yamandú, comecei a ouvir pra relembrar o encontro mágico!

Tamiris Ferreira 
Poste ele aqui poxa vida, o pessoal vai aprovar, sem dúvida!

Thiago Nascimento 
Esse encontro do Yamandú com o Toquinho é mágico também:



Tamiris Ferreira
*-*


Thiago Nascimento
E antes de me retirar, esse foi um dos sons que pude conferir ao vivo :)



Tamiris Ferreira
Ah que inveja boa de você ( mais uma vez, né, rs)!


Fernando Miranda
Me voy también, adios mis amigos!

2 comentários :

  1. Obrigado pela citação e pelo prestígio. Espero que a parceria seja duradoura! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Excelente blog, Amauri. Parabéns pela iniciativa e pelo conteúdo de qualidade. Já assinei pra receber as novas postagens nos meus feeds. Abraços!

    ResponderExcluir