24 de outubro de 2011

35ª Mostra de Cinema - "Era Uma Vez... Laranja Mecânica"


"Mesmo depois de 40 anos após sua realização, é interessante ver que 'Laranja Mecânica' ainda provoca discussões. Com certeza este não será o último documentário feito sobre ele". Com uma declaração entusiasmada, Jan Harlan encerrou seu discurso antes da exibição do documentário "Era Uma Vez... Laranja Mecânica - (Il Était Une Fois... Orange Mécanique)" para uma sala de cinema lotada e também empolgada do Espaço Unibanco Artplex, no último sábado, 22.

O produtor dos filmes de Stanley Kubrick - e também seu cunhado - esteve presente para a comemoração dos 40 anos de lançamento de "Laranja Mecânica" e falou brevemente sobre a trajetória de parcerias, que começou justamente com o que seria o mais rentável, emblemático e discutido filme da carreira do diretor inglês. Como parte das homenagens, além do documentário francês sobre o longa, a 35ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo exibe o filme original em cópia restaurada durante a programação. 
Na sala de cinema a empolgação do público foi recompensada. Com 52 minutos de duração, "Era Uma Vez... Laranja Mecânica" apresenta novos olhares sobre o clássico de Kubrick. Com depoimentos de Christiane Kubrick, viúva do diretor, do ator Malcolm McDowell, que interpretou o protagonista Alex (líder da gangue drugues), declarações de produtores, atores, um sociólogo, uma especialista em história da psicanálise; além dos registros em vídeo de Anthony Burgess, autor do livro que originou o filme, e áudios de Stanley Kubrick; o documentário aborda o cult movie, em diferentes aspectos de análise.

Dos bastidores da gravação - revelando como foram inusitadas as criações dos cenários, figurinos e composição de personagens - à recepção polêmica pela crítica assim que lançado, o documentário reafirma a importância de "Laranja Mecânica" no cenário da década de 1970, e discute sua influência na cultura pop desde então e a relação que Stanley Kubrick teve com sua obra antes, durante e depois de lançada.
Codirigido pelos franceses Antoine De Gaudemar e Michel Climet, o documentário vai além da revelação de curiosidades, esclarece que "Laranja Mecânica" tinha como um dos principais focos a denúncia - dentro do contexto da violência juvenil, em um futuro próximo - de técnicas de terapia comportamental comumente praticadas na época para corrigir a conduta de criminosos. 
Uma das tantas cenas marcantes do filme apresenta Alex em um dos procedimentos praticados por governos. No documentário o ator revela as dificuldades que enfrentou para realizar a cena e o acidente ocorrido com o alargador de olhos, que o machucou seriamente. No entanto, a estética e a linguagem foram os pontos inesperadamente e convenientemente mais criticados pelos conservadores da época. As reações contra o filme chegaram a ameaçar o integridade do diretor. Stanley Kubrick se viu obrigado a solicitar a Warner que o filme fosse retirado de cartaz. "Laranja Mecânica" manteve-se banido dos cinemas até 2000, ano da morte do diretor.
As dezenas de ótimas revelações apresentadas pelo documentário, feitas à luz da análise de aspectos políticos e sociais, torna "Laranja Mecânica" uma obra ainda mais provocativa e merecedora de outros tantos obras documentais, como profetizou seu produtor Jan Harlan.
"Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, será exibido na Mostra no próximo dia 02/11.
E se você chegou até o final deste post, tem que ver o vídeo Kubrick vs Scorsese, aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário